segunda-feira, 6 de junho de 2011

. Propostas Priorizadas no Grupo de Trabalho.

SubGrupo: O jovem e o papel da família


1.      Incrementar o já existente Programa Saúde da Família do SUS, mediante a implantação nas unidades de atenção primária à saúde de equipes multiprofissionais, devidamente capacitados, que atendam exclusivamente famílias que necessitem de orientação ou tratamento relacionado ao uso de álcool ou outras drogas.


a)  As equipes atuarão também em ações realizadas periodicamente tanto externas quanto internas às unidades básicas, com o intuito de promover e melhor esclarecer a comunidade sobre a prevenção e diminuição de danos relacionados ao uso de álcool e outras drogas


b)  Criar centros utilitários de intervenção e exclusivo apoio as famílias de dependentes químicos.


2.     Incluir o tema “drogas como prevenir” no momento da acolhida nas salas de espera das UPAS - Unidade de Atenção Primária à Saúde.


3.      Criar nas escolas públicas “O dia do Diálogo”. Um projeto em que os alunos do 6º ano fundamental até o 3º ano do ensino médio, comparecerão nas escolas juntamente com seus responsáveis para um diálogo com os professores e coordenadores pedagógicos sobre diversos temas, fazendo parte do calendário letivo. O projeto ocorrerá uma vez por semestre com o intuito de melhorar o diálogo entre pais, filhos e professores.


4.      Criação de postos estratégicos (feiras em locais públicos) de orientação e suporte às famílias, facilitando a acolhida de crianças, jovens e adultos; assim como da família como instituição, no suporte e auxílio em caso de dependência ou de envolvimento com situações que coloquem em risco a dignidade da vida humana.





SubGrupo: O jovem e o papel da Escola

 1.     Inclusão no currículo escolar, da rede pública e privada de ensino, de atividades periódicas de prevenção às drogas lícitas e ilícitas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, usando uma linguagem apropriada e gradativa a cada série, através de atividades culturais. Parte da pontuação bimestral seria direcionada ao projeto objetivando o maior interesse dos alunos.




2.      Tornar obrigatória a presença de uma comissão multidisciplinar de prevenção às drogas e promoção da vida, nas escolas públicas e particulares do Estado de Minas Gerais. Criando em parceria com estas instituições estágios para alunos do curso de Psicologia, Pedagogia e Assistência Social. Essa comissão terá como objetivo auxiliar esses alunos em problemas disciplinares, rendimento escolar ou problemas emocionais.


3.      Criar dentro da Escola programas diversificados de atividades culturais, dentre elas música, teatro, dança etc., e atividades esportivas com a finalidade de agir indiretamente na prevenção entre os alunos do uso de álcool e outras drogas.


a) Para que funcione melhor, esta medida deve ser obrigatória e aos alunos caberá escolher entre uma atividade cultural ou esportiva de sua preferência. A escola poderá criar incentivos para que esses alunos compareçam a essas atividades.




 SubGrupo: O jovem e o papel da Sociedade

1.      Criar uma rede pública de assistência e internação de dependentes químicos para desintoxicação.


a)  Estas clínicas devem ser obrigatoriamente separadas das funções de uma clínica psiquiátrica, e tratar exclusivamente dependentes químicos


b)  No momento em que o dependente permanecer internado, ele deve ser orientado a realizar atividades artísticas, culturais e laboriosas oferecidas pela própria Instituição.




2.      O governo deverá oferecer a opção para que as empresas destinem x% das suas vagas de trabalho a esses dependentes químicos comprovadamente tratados em clínicas de reabilitação:


a)  Criação de um benefício fiscal para as empresas que aderirem a estas mudanças.




3.  Tornar obrigatórias propagandas periódicas por meio de TV, rádio, jornais, outdoor, panfletos que informem sobre os riscos do uso de drogas lícitas e/ou ilícitas.




4.   Instituir a “Semana Estadual de Prevenção e conscientização contra o uso de drogas”, organizando mutirões, atividades culturais e esportivas, além de propagandas atingindo um grande número de pessoas:


a) Desafio: quem participar de algumas das atividades durante essa semana poderá ligar para um número da prefeitura contando pontos para a sua cidade no “Dia do desafio”. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário